O Ensino Religioso como potencializador de outras relações: as interfaces entre o Ensino Religioso com os conceitos de ética, cuidado e biologia do conhecer, sob a perspectiva das Ciências das Religiões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v18i1.2751

Resumo

O artigo, a partir de um estudo bibliográfico, realiza uma análise da relação teórico-prática dos conceitos de ética, cuidado e a biologia do conhecer com o Ensino Religioso. Explora esses conceitos procurando mostrar suas interfaces teórico-conceituais. Os referenciais teóricos trazidos ao longo do texto respondem pelos conceitos que foram discutidos. Dentre os principais autores estudados, destacam-se Bauman, Cremonese, Boff, Maturana, Vygotsky e Veliq. A análise infere que o Ensino Religioso praticado tem potencial para contemplar, em seu bojo teórico-prático de ensino, elementos que podem contribuir significativamente com a produção de outros modos de se relacionar. Entre esses elementos, o “cuidado” e o “amor” pelo “outro” se traduzem pela prática do respeito e aceitação pela diferença religiosa e/ou racial que precisa se fazer presente no espaço escolar e social.

Biografia do Autor

Eliana Furtado Vieiras, Faculdade Unida de Vitória

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

George Francisco Corona, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos