Cultura visual pentecostal: história visual e papel eclesial do cartaz dispensacionalista “O plano divino através dos séculos” de 1943

Autores

  • Helmut Renders Universidade Metodista de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião Graduação em Teologia http://orcid.org/0000-0002-2366-5801
  • Eric de Oliveira Martins Umesp

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v13i22.1084

Resumo

O cartaz dispensacionalista “O plano divino através dos séculos” criado por Nelson Lawrence Olson em 1943 é um exemplo essencial da cultura visual pentecostal brasileira. O artigo foca na história visual do cartaz e no papel aplicado a ele, incialmente, na Igreja Assembleias de Deus, depois em outras vertentes do pentecostalismo brasileiro. Afirma-se, primeiro, que, a cultura visual pentecostal brasileira bebe de fontes estadunidenses pentecostais e darbistas, segundo, se comunica com teorias presbiterianos e jesuítas e, terceiro, assumiu um papel educacional fundamental nas igrejas pentecostais e além. Assim, o “O plano divino através dos séculos” pode ser considerado um dos três ícones da cultura visual protestante e pentecostal brasileira do século 20, das quais somente dois estão ainda em uso, ambas nas Assembleias de Deus.

Biografia do Autor

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião Graduação em Teologia

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9348720483251408</p>Repositório digital de textos: https://metodista.academia.edu/HelmutRenders</p>

Eric de Oliveira Martins, Umesp

Eric de Oliveira Martinshttp://lattes.cnpq.br/5003303134658959

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Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Dossiê: Recepção e análise do discurso religioso