Cultura visual pentecostal: história visual e papel eclesial do cartaz dispensacionalista “O plano divino através dos séculos” de 1943

Authors

  • Helmut Renders Universidade Metodista de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião Graduação em Teologia http://orcid.org/0000-0002-2366-5801
  • Eric de Oliveira Martins Umesp

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v13i22.1084

Abstract

O cartaz dispensacionalista “O plano divino através dos séculos” criado por Nelson Lawrence Olson em 1943 é um exemplo essencial da cultura visual pentecostal brasileira. O artigo foca na história visual do cartaz e no papel aplicado a ele, incialmente, na Igreja Assembleias de Deus, depois em outras vertentes do pentecostalismo brasileiro. Afirma-se, primeiro, que, a cultura visual pentecostal brasileira bebe de fontes estadunidenses pentecostais e darbistas, segundo, se comunica com teorias presbiterianos e jesuítas e, terceiro, assumiu um papel educacional fundamental nas igrejas pentecostais e além. Assim, o “O plano divino através dos séculos” pode ser considerado um dos três ícones da cultura visual protestante e pentecostal brasileira do século 20, das quais somente dois estão ainda em uso, ambas nas Assembleias de Deus.

Author Biographies

Helmut Renders, Universidade Metodista de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião Graduação em Teologia

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9348720483251408</p>Repositório digital de textos: https://metodista.academia.edu/HelmutRenders</p>

Eric de Oliveira Martins, Umesp

Eric de Oliveira Martinshttp://lattes.cnpq.br/5003303134658959

Published

2019-12-09

Issue

Section

Dossiê: Recepção e análise do discurso religioso