A discursivização da salvação religiosa e o ethos do salvador no discurso bíblico fundador: uma análise semiótica da narrativa de Lucas 19,1-10

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3049

Abstract

Resumo Este artigo é um exercício de análise da narrativa de Lucas 19.1-10 a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do modelo standard da Semiótica discursiva e seu desenvolvimento mais atual, a tensiva. O objetivo é, a partir dos desvelamentos dos mecanismos de construção dos sentidos na discursivização da noção de salvação religiosa e construção do ethos de Jesus, entender como se estrutura e se institui um discurso de natureza constituinte como o bíblico, ao mesmo tempo em que visa manter vivo o tradicional diálogo entre a Semiótica Francesa e os Estudos Bíblicos. A análise da narrativa lucana aponta para uma concepção de salvação religiosa que transcende a noção metafísica e possui dupla implicação: uma de natureza sociopsicológica (libertação do egoísmo e da vida desonesta), e outra de natureza fraterna e generosa (compartilhar os bens com os pobres). Além disso, a salvação está exclusivamente ligada à missão de Jesus, como salvador, de quem é construído um ethos simpático, sereno e generoso, posto que disposto a doar salvação a quem lhe procura. Palavras-chave: Salvação religiosa. Ethos. Lucas 19.1-1. Semiótica discursiva.

Author Biography

Domingos de Sousa Machado, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado e pós-graduado em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista de Teresina (STBT) e Doutorado Livre em Ministério (Doctor of Ministry) pelo Seminário Teológico Servo de Cristo (STSC - SP). Professor Adjunto II de Linguística na Universidade Estadual do Piauí (Campus Poeta Torquato Neto). Atua na graduação e na pós-graduação lato-sensu. É membro do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará - SEMIOCE e do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Estadual do Piauí - SEMIOUESPI. Atualmente faz pesquisas em Semiótica discursiva em interface com a Retórica e a Análise do Discurso de origem francesa. Tem experiência em análise semiótica, discursiva e retórica dos discursos constituintes.

Published

2025-10-14

Issue

Section

Artigos