Ciência(s) da(s) Religião(ões) aplicada: O Ensino Religioso como Potencialização da Diversidade Religiosa

Autores

  • Eliane M. L. M. de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v15i2.2568

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) aplicada ao ensino religioso com foco na diversidade. A Lei 9.475/97 atenta para o ensino religioso (ER) plural, cujo propósito é reconhecer o fenômeno religioso presente nas diversas religiões. Com a presente Lei, a disciplina tem alargado seu olhar, de modo a dialogar e acolher o diferente. Assim, esse trabalho apresenta as bases do direito educativo; do direito a diversidade religiosa; do ensino religioso presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu protagonismo na diversidade religiosa e, como demonstração desse modelo, a produção acadêmica da faculdade Unida, que apresenta como pano de fundo o ER, como forma de visibilizar suas possibilidades educativas. Espera-se com esse artigo contribuir para o entendimento da prerrogativa dos direitos já abordados e ainda confirmar como o ER pode ser interlocutor potente nessa discussão.

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Dossiê: Mestrado e Doutorado Profissional em Ciências das Religiões