A Fundação do Colégio Mackenzie enquanto Consolidação do Modelo Educacional Protestante na Primeira República

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DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i1.2970

Resumo

A educação no Brasil foi fortemente influenciada pelo modelo norte americano, com o seu método de ensino indutivo, implantado em nosso país pelo modelo presbiteriano de educação que nos trouxe métodos e técnicas, até então, desconhecidas. A pesquisa se limitou ao Estado de São Paulo onde verificamos significante influência e onde, também, foi iniciada a obra educacional presbiteriana. Os Missionários Presbiterianos conheciam um organizado e complexo sistema de ensino que cobria todas as faixas etárias e a pedagogia da escola primária e dos cursos em nível superior. O índice de analfabetos no Brasil atingia 75%, o que demandou forte ação das missões estrangeiras, as quais viam na leitura potencial para educação cristã através da Bíblia. Este artigo aborda o início do protestantismo-presbiteriano no Brasil, a questão educacional no 2º reinado e na educação na Primeira República, a questão da religião católica, a atuação dos Presidentes do Mackenzie, o apoio da república a instituição e as transformações na área educacional processadas no Brasil.

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Publicado

07/01/2025

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Artigos