Educação teológica crítica
uma proposta à luz das contribuições de Álvaro Vieira Pinto
DOI:
https://doi.org/10.20890/reflexus.v18i1.2907Resumo
O presente ensaio discute a educação teológica crítica a partir das contribuições do mestre Álvaro Vieira Pinto em seu livro “Sete lições sobre a educação” – edição de 1993 –, no qual propôs um modelo educacional que promova a autonomia e a emancipação e que seja popular (possibilidade de ser igual para todos em qualidade e quantidade). No que tange à educação teológica, algumas tendências são: que ela seja feita num modelo que foca na transmissão de conteúdo; que não leve tanto em conta a contextualização discente; que promova a alienação; e que acabe sendo estática e mecanicista. Diante disso, nossa problematização é: como o modelo crítico de Álvaro Vieira Pinto pode ajudar a romper com as tendências mencionadas? A hipótese deste ensaio é que as perguntas primordiais de Vieira Pinto, “A quem educar? Quem educa? Com que fins? Por que meios?”, podem servir como uma proposta norteadora para a construção de uma educação teológica crítica. Nosso objetivo geral é discutir a aplicação do modelo crítico de Vieira Pinto na educação teológica a partir daquelas perguntas primordiais. E nossos objetivos específicos são: (1) descrever o modelo crítico de Vieira Pinto e (2) analisar a aplicabilidade desse modelo na educação teológica. A justificativa deste ensaio parte de uma perspectiva empírica de que o modelo educacional teológico não prioriza a criticidade, a autonomia e a emancipação. Além disso, percebe-se a ausência de trabalhos que discutam essa temática. A fundamentação teórica está embasada principalmente em Vieira Pinto (1993). Nossa metodologia é bibliográfica. O resultado esperado é que o texto abra a aplicabilidade do trabalho de Vieira Pinto para o campo da educação teológica.Downloads
Publicado
2024-06-30
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Seção
Artigos
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