Ciências das Religiões (Aplicadas): desafios como campo de pesquisa e sua importância para a empregabilidade de futuros/as docentes do Ensino Religioso

Autores

  • Suelen Romero Cunha Faculdade Unida de Vitória
  • Flavia Cristiane dos Reis Pereira Faculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v15i2.2559

Resumo

Chegar a um conceito definido sobre religião envolve debates muito complexos e com uma vasta literatura à nossa disposição. Há evidências de preconceito na aplicação da área como objeto de estudo e dúvidas quanto a sua relevância como campo do saber. As Ciências das Religiões estão ligadas ao propósito de vida humana e disponíveis ao diálogo por fazerem parte inegavelmente do cotidiano da sociedade. Deste modo, o presente artigo tem por objetivo apresentar a importância dos estudos das Ciências das Religiões e como está inserida no campo brasileiro, como o estudo é abordado nos Programas de Pós-Graduação, e como ocorre a aplicação das Ciências das Religiões no contexto Escolar através de um possível caminho para a empregabilidade que são os concursos públicos no Brasil.

Biografia do Autor

Suelen Romero Cunha, Faculdade Unida de Vitória

Formada em Teologia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória, pesquisadora e artista. Trabalho na Faculdade Unida de Vitória como Tutora On-line e Suporte EAD do curso de Bacharel em Teologia. Também pesquisadora do grupo de pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos (REGEVI), onde pesquiso religião e violência contra as mulheres.

Flavia Cristiane dos Reis Pereira, Faculdade Unida de Vitória

Formada em Pedagogia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória e Especialista em Designer Instrucional para EAD. Trabalho na Faculdade Unida de Vitória no Núcleo de Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Dossiê: Mestrado e Doutorado Profissional em Ciências das Religiões