Crianças com autismo, família e espiritualidade
DOI:
https://doi.org/10.20890/reflexus.v10i15.349Abstract
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental caracterizada pelo comprometimento de duas áreas do desenvolvimento: habilidades sociocomunicativos e comportamentos restritos e repetitivos, os quais têm influência nas relações e nas trocas estabelecidas com o meio. A família é o grupo social primário, constituindo um suporte de extrema importância para que o indivíduo se desenvolva, se forme e aprenda a viver em sociedade. Quando nasce um filho com autismo, o impacto do diagnóstico nos pais faz com que o ciclo de vida familiar se altere, acarretando um esforço adicional para os pais, pois têm de se reorganizar para se adaptarem à família com uma realidade nova. Esta pesquisa teve como objetivo, investigar quais as implicações que o diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) traz à família. Trata-se de um estudo de descritivo, bibliográfico, documental, realizado através de uma revisão da literatura. Para a revisão foram selecionados os estudos que respondessem à questão norteadora: Quais as implicações que o diagnóstico de TEA traz à família? Baseado na pesquisa, conclui-se que quando nasce um filho com autismo, o impacto do diagnóstico na família faz com que o ciclo de vida familiar se altere, acarretando um esforço conjunto para se reorganizar e se adaptar a uma realidade nova. As adaptações e mudanças efetuadas ao nível familiar e social são significativas. As redes de apoio e as estratégias de coping familiar facilitam o ajustamento e diminuem a angústia e a ansiedade da família que convive com um membro autista.Autism Spectrum Disorder (TEA) is a neurodevelopmental condition characterized by impairment of two areas of development: socio-communicative skills and restricted and repetitive behaviors which influence the relations and the exchanges established with the surroundings. The family is the primary social group, constituting an extremely important support system for the individual to develop, to be formed and to learn to live in society. When a child is born with autism the impact of the diagnostic on the parents causes a change in the cycle of the family life, demanding additional effort for the parents since they have to reorganize in order to adapt to the family with a new reality. The goal of this research is to investigate what implications the diagnostics of autism spectrum disorder have on the family. It is a descriptive, bibliographic, documental study carried out through a review of literature. For this review studies that answered the following guiding question were selected: What are the implications of a diagnostic of TEA on the family? Based on the research the conclusion is that when a child is born with autism, the impact of the diagnostic on the family causes alterations in the family cycle, demanding joint effort to reorganize and to adapt to a new reality. The adaptations and changes that take place at the family and social level are significant. The support networks and the strategies of family coping facilitate adjustment and diminish the anguish and anxiety of the family living with an autistic member.Downloads
Published
2016-07-18
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Artigos
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