Uma análise da pintura Cristo na casa de seus pais como declaração visual do avivamento anglo-católico do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.20890/reflexus.v18i1.2720Abstract
“Cristo na casa de seus pais” é uma pintura de John Everett Millais que gerou muita controvérsia na Inglaterra do século XIX. Millais era membro da Irmandade Pré-Rafaelita, e sua pintura seguia os princípios que esse movimento defendia, principalmente as replicações de técnicas de pintura medievais tardias, realismo na representação pictórica e simbolismo espiritual. Este artigo explora o pano de fundo desta obra de arte, como uma declaração de mudanças no nível teológico que o anglicanismo estava passando. Em última análise, foi testemunha de afirmações doutrinárias defendidas pelo Tractarianismo, que, com seu crescimento, passou a necessitar de um vernáculo artístico para melhor expressar suas ideias. Suas consequências podem ser reconhecíveis na maioria das igrejas anglicanas/episcopais hoje em dia.Downloads
Published
2024-06-30
Issue
Section
Artigos
License
REFLEXUS está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.