Religião e política se discutem: o projeto de poder político dos neopentecostais brasileiros contemporâneos

Authors

  • Anny Ramos Viana FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA FACULDADE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS
  • Marcela Tavares de Mello UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Enoghalliton de Abreu Arruda UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v14i2.2383

Abstract

Este estudo analisa o projeto de poder político dos neopentecostais brasileiros contemporâneos, buscando compreender como e por que um país que praticamente não tinha histórico de clivagens religiosas dentro do sistema partidário, viu a proliferação repentina de políticos neopentecostais, mobilizando seus eleitores de uma maneira que os movimentos católicos, nem mesmo da sua base progressista, havia sido capaz de fazer. O presente estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva. Diante da atual conjuntura político-religiosa no país, pode-se esperar um aprofundamento dos discursos conservadores e moralistas, que podem prejudicar significativamente os direitos humanos fundamentais, além de um cerceamento às liberdades individuais e ao pluralismo religioso, com atitudes e visão de mundo que dificilmente seja o tipo de mentalidade que ajudará o país, como sociedade, a participar plenamente do mundo moderno da democracia. 

Author Biographies

Anny Ramos Viana, FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA FACULDADE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Faculdade Unida de Vitória (ES). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Iguaçu (RJ). Professora do curso de graduação em Direito das Faculdades Santo Antônio de Pádua – FASAP (RJ) e Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC (RJ. Assessora Jurídica da Prefeitura Municipal de Pirapetinga (MG) e Advogada.

Marcela Tavares de Mello, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Licenciada em Letras (Português/Inglês) e Pedagogia pela Feap, Especialista em Língua Portuguesa , Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, realizou Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. É professora da Faculdade Santo Antônio de Pádua e da Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas relacionadas à pesquisa e à orientação da leitura e da escrita na esfera acadêmica. Ademais, atua no ensino médio da rede pública, sendo responsável pelas disciplinas de Produção Textual e Língua Portuguesa. Atualmente, integra os grupos de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades (LAPPIS) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA), desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão. 

Enoghalliton de Abreu Arruda, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis; Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2014); Bacharel em Enfermagem pela Universidade Iguaçu (2010); Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Iguaçu (2010); Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Nanuque (2013). Professor na Faculdade Santo Antônio de Pádua, Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade Santo Antônio de Pádua, Professor Doc. I na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (em afastamento para cargo eletivo) e Prefeito Municipal de Pirapetinga - MG. 

Published

2020-12-14

Issue

Section

Dossiê: Religião e poder na história do Brasil