2026-2: Literaturas bíblicas não canônicas e seus contextos históricos
Este dossiê propõe uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre os livros não canônicos da Bíblia, abrangendo textos apócrifos, deuterocanônicos, pseudepígrafos e outros escritos que, apesar de excluídos das coleções canônicas oficiais, por diferentes tradições religiosas, foram amplamente lidos, copiados, discutidos e utilizados por comunidades judaicas e cristãs ao longo dos séculos - inclusive, alguns, com menções diretas e indiretas dentro do Novo Testamento. A delimitação do cânon bíblico é fruto de debates teológicos, disputas de poder, contextos históricos e critérios teológico-literários específicos. Nesse sentido, o presente dossiê convida pesquisadores e pesquisadoras das Ciências da Religião, Teologia, História, Literatura, Filologia e áreas afins a explorarem a riqueza e a diversidade desses escritos. São bem-vindas análises que abordem:
A formação e os critérios de exclusão/inclusão dos cânones bíblicos em diferentes tradições (judaica, católica, ortodoxa, protestante etc.);
Análises hermenêuticas, exegéticas e teológicas sobre esses textos;
A relação entre os livros não canônicos e a formação de identidades religiosas;
A presença e uso desses textos na liturgia, na devoção popular ou em movimentos místicos;
Leituras comparativas entre textos canônicos e não canônicos;
O uso contemporâneo desses livros em grupos religiosos, espiritualistas ou movimentos gnósticos;
Traduções, edições críticas e debates atuais sobre o valor histórico e literário desses escritos.
O objetivo do dossiê é ampliar a compreensão sobre os múltiplos sentidos do “Bíblico” e provocar discussões sobre os limites e fronteiras da autoridade religiosa, da tradição e da revelação. Ao iluminar os “marginalizados” do cânon, buscamos também lançar luz sobre dinâmicas políticas, sociais e espirituais que moldaram - e ainda moldam - o campo religioso.
Silvio Gomes (FUV)
Anna F. A. Figueiredo
 
						

