Percepções de umbandistas sobre resultados das Cirurgias espirituais na Umbanda e suas contribuições para a qualidade de vida dos pacientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v17i2.2794

Resumo

As cirurgias espirituais na Umbanda são exemplo de inclusão da espiritualidade e da religiosidade, por meio da religião, nos cuidados em saúde. Não requerem filiação religiosa, nem um aparato instrumental. Seu foco principal é a cura de determinada doença, no entanto sem garantias de que tal intento será alcançado, em virtude dos fatores que justificam o adoecimento. A partir desta premissa, salientam-se as crenças no karma e na reencarnação que, juntos da fé e do merecimento, corroboram os resultados desta terapêutica religiosa. Para tanto, as cirurgias espirituais na Umbanda fazem parte, para seus fiéis, de um enredo espiritual que, ao mesmo tempo que orienta a sua realização, justifica o não atingimento da cura, sem perder o seu valor, pois ainda assim, figuram como rede de apoio e amparo para amenização do sofrimento causado pela doença. Todo este processo é analisado segundo o Cosmograma Bakongo difundido por Kimbwandende Kia Bunseki Fuki-au.

Biografia do Autor

Juliana de Lima Brandão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3204277308542180.

Antonio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Doutor em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2550343379671285.

Thémistoklis Apostolidis, Aix-Marseille Université

Psicólogo. HDR Psicologia Social, Universidade de Provence, França. Professor Titular da Aix-Marseille Université, Marseille, França. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5826719216565399.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Edição

Seção

Dossiê: Religião, espiritualidade e qualidade de vida