Suicídio e adolescência: revitalizando a escola e a religião com espaços de convivência e enfrentamento

Autores

  • David Mesquiati de Oliveira Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)
  • Marinilda Magave Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v16i2.2638

Resumo

O suicídio é uma das principais causas de morte no mundo e está presente em todas as faixas etárias, sendo que, os jovens, são muito vulneráveis ao comportamento autocídio. No século XXI o autoextermínio já alcançou a fatídica estatística de ser a terceira causa mortis na adolescência. Este artigo questiona, a partir das Ciências das Religiões e em perspectiva multidisciplinar, qual seria o papel dos espaços “escola” e “religião” como locais de convivência e integração social, além de ser espaço de enfrentamento do suicídio. O texto retoma abordagens clássicas, como a de Durkheim, e incorpora dados de organizações internacionais, além de pesquisas nacionais. O artigo está divido em duas seções. Na primeira discute o que é suicídio e seus efeitos na sociedade; na segunda, reflete sobre escola e religião como espaços de enfrentamento do suicídio.

Biografia do Autor

David Mesquiati de Oliveira, Faculdade Unida de Vitória (UNIDA)

Doutor em teologia (PUC-Rio), mestre em teologia (Faculdades EST), Bacharel em teologia (EST), em economia (UFES) e licenciado em História (Fael). Pós-doutorado em Teologia pela PUC-RIo e pela Princeton Theological Seminary (PTS-USA).

Marinilda Magave Monteiro

Mestre em Ciências das Religiões pelo PPGCR-UNIDA e professora de Ensino Religioso no Estado do Amapá.

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Artigos