O impacto da pandemia para o adventismo: narrativas comunicacionais e memória coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v16i2.2607

Resumo

A pandemia trazida pela propagação da Covid-19 se tornou um grande desafio para toda a sociedade, e não seria diferente para a religião. Dentro desse escopo, o presente artigo se debruça em como a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), através do seu site oficial (www.adventistas.org), construiu uma narrativa sobre o atual cenário, dando subsídios para seus membros estarem ligados ao movimento, mesmo em época de distanciamento social e de outros tantos percalços para a realização de cultos e liturgias. A partir de tal corpus, catalogou-se todas as 156 notícias publicadas no portal e depois comparou-se com as notícias mais compartilhadas na página do Facebook oficial da denominação, as quais foram catalogadas e analisadas de maneira quantitativa e de forma qualitativa. O início da pesquisa se deu a partir de março de 2020 e optou-se por excluir as postagens a partir do dia 29 de novembro de 2020, quando se começa a discussão mais forte quanto às vacinas, a qual se torna mais politizada e menos religiosa. Os resultados encontrados corroboram com a teorização realizada quanto à necessidade de os movimentos religiosos estarem preparados para, em momentos de ruptura da memória coletiva, darem aos seus membros certa noção de perenidade. E é justamente isso que o adventismo fez, através de ações de cunho social e de mensagens motivacionais.

Biografia do Autor

Fábio Augusto Darius, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, na área Teologia e História(2014/1) e pesquisador de História da Igreja. Possui mestrado nessa mesma instituição (2010/1), graduação em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2006/2) e graduação em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2021/2).  Docente no Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho - Faculdade Adventista de Teologia (FAT).

Rodrigo Follis, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutor em Ciências da Religião e mestre em Comunicação Social (Umesp), professor no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). 

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Dossiê: Teologia Pública e Estudos da Religião: reflexões e perspectivas sobre cidadania, bem-comum e democracia