O impacto da pandemia para o adventismo: narrativas comunicacionais e memória coletiva
DOI:
https://doi.org/10.20890/reflexus.v16i2.2607Resumo
A pandemia trazida pela propagação da Covid-19 se tornou um grande desafio para toda a sociedade, e não seria diferente para a religião. Dentro desse escopo, o presente artigo se debruça em como a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), através do seu site oficial (www.adventistas.org), construiu uma narrativa sobre o atual cenário, dando subsídios para seus membros estarem ligados ao movimento, mesmo em época de distanciamento social e de outros tantos percalços para a realização de cultos e liturgias. A partir de tal corpus, catalogou-se todas as 156 notícias publicadas no portal e depois comparou-se com as notícias mais compartilhadas na página do Facebook oficial da denominação, as quais foram catalogadas e analisadas de maneira quantitativa e de forma qualitativa. O início da pesquisa se deu a partir de março de 2020 e optou-se por excluir as postagens a partir do dia 29 de novembro de 2020, quando se começa a discussão mais forte quanto às vacinas, a qual se torna mais politizada e menos religiosa. Os resultados encontrados corroboram com a teorização realizada quanto à necessidade de os movimentos religiosos estarem preparados para, em momentos de ruptura da memória coletiva, darem aos seus membros certa noção de perenidade. E é justamente isso que o adventismo fez, através de ações de cunho social e de mensagens motivacionais.Downloads
Publicado
2022-12-08
Edição
Seção
Dossiê: Teologia Pública e Estudos da Religião: reflexões e perspectivas sobre cidadania, bem-comum e democracia
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