(Neo)pentecostais e meios de comunicação: estudos a partir da teoria crítica da sociedade

STUDIES FROM THE CRITICAL THEORY OF SOCIETY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i1.3037

Resumo

O presente estudo se refere ao período entre os meses de outubro e dezembro de 2018, momento eleitoral e de intensa participação dos evangélicos (neo)pentecostais no rádio e na televisão brasileira. Objetiva, portanto, levantar quais estações de rádio, emissoras de televisão pertencem a grupos evangélicos, além de perceber os conteúdos apresentados por eles. Para isso, parte-se da teoria crítica da indústria cultural abordada por Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento, a qual demonstra a seleção dos conteúdos das estações de acordo com a cosmovisão do proprietário, sem a possibilidade réplica por parte do ouvinte. O desfecho do estudo aproxima a realidade pesquisada pelos autores supracitados, isto é, na década de 40, com o contexto de difusão de ideias e músicas de cunho gospel, seguindo a mesma lógica descrita pelos autores. Outro aspecto importante da pesquisa diz respeito a um envolvimento direto de líderes religiosos com esses meios, de tal modo que conquistaram o poder de moldar a opinião pública para assuntos políticos.

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Publicado

07/01/2025

Edição

Seção

Dossiê: Teologia do Domínio e as Eleições Municipais de 2024