As finalidades da homilia: uma abordagem à luz da patrística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v18i2.2862

Resumo

A reforma litúrgica promovida pelo Concílio Vaticano II empreendeu um universo de transformações rituais na Igreja ressoando na prática pastoral e na reflexão teológica. Dentre seus elementos, encontra-se a homilia. A reforma também acolheu importantes contribuições da teologia patrística. Porém, observa-se pouco aprofundamento nas relações entre a patrística e a pregação litúrgica. Metodologicamente é uma pesquisa de revisão bibliográfica, cujo objetivo consiste em abordar as finalidades da homilia à luz da patrística. Destacaremos suas três finalidades: explicativa, parenética e mistagógica. Em seguida, apresentaremos a iniciativa de Pierre Molinié que dialoga com os Padres Gregos no tocante ao tríplice munus da homilia: anunciar, celebrar e governar. Os resultados esperados consistem em evidenciar como as três dimensões se apresentam em algumas pregações de Ambrósio de Milão, cuja novidade aí reside. As ressonâncias entre a reforma litúrgica e a homilética ambrosiana evidenciam o avanço das contribuições patrísticas na prática litúrgica hodierna.

Biografia do Autor

André Luiz Benedito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Teologia Sistemático-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019) com estágio pós-doutoral concluído em 2022 pela PUC-SP. Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2014). Especialização Lato Sensu em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Bacharel em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2006). Licenciado em Filosofia pela Unisagrado (2003). Desde 2021 é pesquisador na PUC-SP inserido no Grupo de Pesquisa "Teologia e Cultura, Profecia e Sociedade" da Faculdade de Teologia. Também é presbítero incardinado na Arquidiocese de Botucatu/SP.

José Aguiar Nobre, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Teologia pela PUC-Rio e em Filosofia pela UFPR. Pós-Doutorado em Educação pela PUC Campinas e em Filosofia pela UFPR. Professor de Teologia da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Artigos