Soul e a saúde psico-espiritual: uma análise fílmica das possíveis contribuições para Saúde a partir da Psicologia Cognitivo-Comportamental e da Espiritualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v17i2.2787

Resumo

Percebe-se através da mídia, no período pós-pandêmico, uma busca por conexão de sentido para enfrentar situações adversas, manejar as emoções e lidar com a complexidade da vida. Esta busca tem forte relação com a espiritualidade e o bem-estar psicoemocional, como meios de experienciar qualidade, sentido da vida e saúde integral. A animação da Disney e Pixar de 2020, Soul, como produto da cultura pop, aponta para esta tendência e expressa esta busca. Este artigo tem, como objetivo, refletir sobre saúde psico-espiritual a partir da Psicologia Cognitivo-Comportamental e da espiritualidade, tomando como exemplo o ser humano caracterizado na animação. O artigo está organizado em quatro partes. Na primeira parte, apresenta-se a animação Soul, descrevendo a sua narrativa e apresentando os seus personagens. Na segunda e terceira partes, trata-se da Psicologia Cognitivo-Comportamental e da espiritualidade como promotoras de saúde. Na quarta e última parte, à guisa de conclusão, aponta-se para possibilidades de pensar a saúde psico-espiritual a partir dos exemplos trazidos pela animação. Em termos metodológicos, far-se-á, a partir de revisão bibliográfica, uma conceituação de elementos como a Psicologia Cognitivo-Comportamental, a espiritualidade e a saúde, enquanto base para se refletir sobre a saúde psico-espiritual. Além disso, analisar-se-á o filme Soul, a partir de elementos da análise fílmica e da hermenêutica da religião vivida.

Biografia do Autor

Júlio Cézar Adam, Faculdades EST

Júlio Cézar Adam é Doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha e Pós-Doutor em Filosofia pela PUCRS e em Teologia pela Universidade de Hamburgo (CAPES/Humboldt), professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Pesquisa na área da espiritualidade, religião vivida e mídias. É fundador e coordenador do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver, São Leopoldo/RS. Pesquisador PQ CNPQ.

Clairton Puntel, Faculdades EST

Clairton Puntel é Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade FEEVALE e em Ciências Da Educação-Especialização em Educação e Desenvolvimentos Comunitário do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Psicólogo Clínico com Ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental. Professor na Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Pesquisa na área da regulação emocional, redução de estresse e ansiedade, mindfulness e qualidade de vida. É fundador e coordenador do Beatitude: centro de espiritualidade, psicologia e bem viver, São Leopoldo/RS.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Edição

Seção

Dossiê: Religião, espiritualidade e qualidade de vida