Teologia cristã em Superman: Uma abordagem a partir da hermenêutica de religião vivida em filmes da DC COMICS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v17i1.2593

Resumo

Este artigo é uma conversa entre a teologia cristã e alguns filmes com personagens do Universo DC Comics, falando especificamente de aproximações e afastamentos entre o Superman/Kal-El de Krypton e Jesus/Cristo de Nazaré. As conexões entre fé e teologia cristã com filmes do Superman tem como referencial teórico a hermenêutica da religião vivida. Com base na religião vivida, busca-se refletir sobre elementos bíblico-teológicos presentes na cultura pop e como subsídios para a prática da fé e a teologia prática.

Biografia do Autor

Dennis de Lima

Possui graduação em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas/RS, Brasil (2016), graduação também em Teologia pelo Seminário Concórdia, em São Leopoldo/RS, Brasil (2018). Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Positivo, em Curitiba/PR, Brasil (2019), pós-graduado também em Teologia e Ministério Pastoral pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas/RS, Brasil (2018).

Júlio Cézar Adam, Faculdades EST

Professor adjunto de Teologia Prática, na Faculdade EST, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST – 1996) e doutorado em Teologia pelaUniversidade de Hamburgo, Alemanha (2004). Atua como professor de liturgia, homilética, ministério e edificação de comunidade e espiritualidade. E-mail: julio3@est.edu.br

Downloads

Publicado

2023-07-01

Edição

Seção

Dossiê: Religião e cultura