Aspectos religiosos e seculares das comunidades rituais sócio-ocupacionais hindus (jātis) segundo as Leis de Manu (Mānava-Dharmaśāstra)

Autores

  • Matheus Landau de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v16i1.2499

Resumo

O objetivo deste Artigo é identificar aspectos religiosos e seculares, de um ponto de vista moderno, nos usos que as Leis de Manu (Mānava-Dharmaśāstra) fazem das comunidades rituais sócio-ocupacionais hindus (jātis). Para isso, lançou-se um olhar sobre a maneira pela qual as Leis de Manu (Mānava-Dharmaśāstra) descrevem e qualificam estas comunidades segundo as funções seculares que lhe atribui no âmbito do sistema varṇa-āśrama, de modo a enxergar nestes usos explicações racionais inerentes à funcionalidade da sociedade védica de acordo com fins práticos necessários à sua manutenção. Além disso, buscou-se salientar o modo como as Leis de Manu (Mānava-Dharmaśāstra) elaboram explicações meta-racionais e religiosamente fundamentadas, com ações orientadas para fins transcendentais a partir da prescrição de injunções rituais e a busca por bens espirituais.

Biografia do Autor

Matheus Landau de Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel e Licenciado em História (2009), Especialista (2010) e Mestre (2013) em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Downloads

Publicado

2022-07-04

Edição

Seção

Artigos