A ação dos bispos católicos na defesa dos direitos humanos na ditadura militar no Brasil

Autores

  • Neusa Valadares Siqueira Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goias
  • Eduardo Gusmão de Quadros Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Marcelo Máximo Purificação Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior -UNIFIMES

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v16i2.2454

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar os pontos de intercessão dos Direitos Humanos com o espaço de ação da igreja católica no período ditatorial militar no Brasil. O problema central do texto consiste na participação dos segmentos católicos na defesa dos perseguidos pelos órgãos de repressão do Estado. Para tanto, procura-se compreender o engajamento dos bispos da ala progressista no enfrentamento ao regime autoritário para o restabelecimento do Estado de direito. Fundamentamos a pesquisa em fontes bibliográficas existentes sobre o tema abordado e em publicações da Arquidiocese de Goiânia. Pretendemos demonstrar que a participação dos bispos católicos no Brasil foi importante na defesa dos perseguidos políticos durante o estado de exceção vigente no Brasil após 1964.

Biografia do Autor

Neusa Valadares Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goias

Doutora (2019) e Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (2014), graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (1997) e em Letras pela Faculdade Franssinetti do Recife - FARIRE (1984), além de especialista em literatura, língua portuguesa e direito processual civil. Foi professora concursada de ensino médio e básico da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e professora do ensino superior nas Faculdades Integradas do Planalto Central (FIPLAC) e da Faculdade de Ciências Tecnológicas (FACITEC), nas quais lecionou diversas disciplinas nos cursos de Direito, Administração e Comunicação Social. Exerceu a função de Coordenadora Acadêmica do Instituto de Ciências Jurídicas, professora e coordenadora de Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Direito e Assessora da Diretoria Acadêmica, na Faculdades Alfredo Nasser (UNIFAN). É membro da comissão de Ensino Jurídico da OAB-GO e Presidente da Comissão OAB Cidadã OAB-GO.

Eduardo Gusmão de Quadros, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Possui a graduação em Historia pela Universidade Católica do Salvador (1992), o bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico da Bahia (1996) Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e Doutorado em História pela Universidade de Brasília (2005). É professor efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e da Universidade Estadual de Goiás. Coordenou o curso de graduação em História da PUC-GO em 2009-10 e coordedanador do Mestrado em História (2010-13). Membro do Conselho Editorial da Revista Caminhos (Ciências da Religião) e da Revista Mosaico (PUC Goiás). Possui ênfase em História religiosa e Teoria da História, atuando principalmente nos seguintes temas: historia e religião, história do cristianismo, Teoria da história e metodologia de pequisa. Membro do CEHILA, da ABHR e da Rede de Pesquisa em História e Catolicismo.

Marcelo Máximo Purificação, Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior -UNIFIMES

Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE/UC Portugal, 2014-2016), supervisionado pela Dra. Teresa Pessoa; Pós-doutorado (em andamento) em Formação de professores, Identidade e Gênero pelo Instituto Politécnico da Escola Superior de Educação de Coimbra ESEC (2017-), supervisionado pela Dra. Filomena Teixeira; Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/Goiás (2010-2014, CAPES 5); Doutorado em Ensino (em andamento), com objeto de tese na área da Educação Matemática/Desenvolvimento Profissional de Professores e tecnologias pela Universidade do Vale do Taquari/UNIVATES (2018 -, CAPES 4); Doutorado em Educação (em andamento), com objeto de tese na área de Currículo e Identidade Juvenis pela Universidade Luterana do Brasil/ ULBRA (2020 -, CAPES 5); Mestre em Teologia: Educação Comunitária Infância e Juventude pelas Faculdades EST (2007-2008, CAPES 5). Mestre em Ciências da Educação pela UEP (2008).. A nível de graduação possui formação multidisciplinar com: Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2005); Licenciatura em Pedagogia habilitação: séries iniciais, orientação e supervisão escolar, pelo Instinto de Ciências Humanas e Sociais ICSH (2005) e Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira/FBB (2011). É professor Titular C-II da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior/FIMES/UNIFIMES desde 2014 (Onde atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação) e professor P-IV da Secretaria Estadual de Educação de Goiás desde 1999 na disciplina de Matemática. Atua, ainda, como Docente Permanente nos seguintes Programas: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Faculdade de Inhumas FACMAIS, Linha 2 Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos; Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Fundação Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul UEMS, Linha 1 Currículo, Formação Docente e Diversidade (Cooperação técnica nº 1038/2019. Publicado no D. O. nº 10038 de 28/11/2019) e do MPIES Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia UNEB (Colaboração Técnica, sem vínculo empregatício), na Linha 2 Novas Formas de Subjetivação e Organização Comunitária. Coordenador do Grupo de Pesquisa (NEPEM/UNIFIMES-CNPq); Colíder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no interior do Amazonas (do IFAM). Associado na ANPED/Nacional. Membro do Comitê Científico da Revista Brasil Publishinh (2020 -) Membro da Comissão Editorial da Revista Científica em Educação da FACMAIS (2020 -); Membro do Comitê Científico da Editora Atena (2019 -); Editor da Revista Científica Novas Configurações Diálogos Plurais (2020 -). Pesquisador cadastrado no ORCID e no ResearchGate. Tem experiência na área da Educação atuando no eixo da Diversidade. Atualmente interessa-me pesquisa em dois grupos temáticos: I Processos Educativos: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Currículo, Desenvolvimento Profissional, Ensino e Tecnologia; II Estudos Culturais: Identidade, Representação, Gênero, Violência, Negritude, Religiosidade e Cultura.

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Dossiê: Teologia Pública e Estudos da Religião: reflexões e perspectivas sobre cidadania, bem-comum e democracia