A homilética: um panorama sobre a pesquisa a partir da Nova Homilética e seus desdobramentos nos Estados Unidos da América e na Europa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v13i22.1097

Resumo

Neste artigo queremos abordar alguns dos principais modelos de pregação utilizados nas últimas décadas que surgiram a partir das Teorias da Novas Homilética. Analisaremos modelos de pregação que surgiram a partir do contexto dos Estados Unidos da América e da Europa, sobretudo, na Alemanha. Serão analisados os seguintes modelos: a Nova Homilética, o modelo narrativo, o modelo de uma ética da alteridade, a narratividade no contexto de pessoas sem igreja e a dramatização homilética. Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens. Nesse sentido, a pregação ocorre na relação com a realidade e o contexto daquelas pessoas que ouvem ou necessitam ouvir a Palavra de Deus, portanto, cada modelo é único no sentido de oferecer respostas a um determinado contexto, por outro lado, cada modelo pode ser usado desde que respeitado o contexto no qual ele se insere.

Biografia do Autor

Éder Beling, Faculdades EST

Éder Beling possui graduação em Teologia (2012) e mestrado em Teologia pela Faculdades EST (2015), atuando principalmente nos seguintes temas: espaço vivencial e experiencial, espaço sagrado, lugar de culto, liturgia, homilética e culto cristão. Finalizando o doutorado em Teologia na Faculdades EST, São Leopoldo, Brasil (2019).

Downloads

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Artigos