Sacrifício de Comunhão: Instrumento de Promoção da Corresponsabilidade Comunitária. Uma Leitura de Levítico 3

Autores

  • Érica Daiane Mauri PUC/PR

DOI:

https://doi.org/10.15603/ribla.v96i2.3208

Palavras-chave:

Levítico 3, Sacrifício de Comunhão, Festa do abate, Corresponsabilidade comunitária, Templo de Jerusaém

Resumo

O livro de Levítico contém as instruções para a realização dos sacrifícios e ofertas, conduzidos pelos sacerdotes. Dentre os principais ritos culticos, desenvolvidos no Templo de Jerusalém, encontra-se o sacrifício de comunhão (zebah shelamim), nor- matizado pelo texto de Levítico 3,1-17; 7, 11-34, que evoca uma tradição popular camponesa pré-monarquia. A “festa do abate” (zebah) era a expressão da correspon- sabilidade e hospitalidade comunitária e da comunhão com YHWH, o Senhor da vida. O zebah shelamim é uma evolução da tradicional festa do abate. A descrição levítica do ritual do sacrifício de comunhão apresenta um roteiro dividido em seis etapas, e ao final ocorria a divisão das partes do animal entre o grupo sacerdotal e o ofertante (Lv 17,18-36), seguido do banquete festivo. A evolução do sacrifício de comunhão está fortemente atrelada ao desenvolvimento da centralização religiosa ocorrida nas ações nacionalistas de Ezequias e Josias, atingindo o auge no período pós-exílio com a administração sacerdotal. O profeta Sofonias denuncia os desvios presentes no sistema religioso e prediz o tempo em que a relação entre Deus e o povo será novamente de comum união.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Edição

Seção

Artigos