Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de paz
DOI:
https://doi.org/10.20890/reflexus.v11i18.506Resumo
Este texto, que provém da tese, realizada no âmbito do doutorado em Ciências da Religião na PUC-Goiás (2010-2014), pretende analisar a renovação do pensamento estratégico, no combate a violência vivenciada no ambiente escolar. Os “Peace Studies” ou Estudos da Paz abordam e identificam a concepção de violência e de paz na concepção de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia – Goiás. O foco do estudo recai nos Processos Educativos utilizados a partir da disciplina de Ensino Religiosos que através da tríade Escola, Religiosidade e o Sagrado, tem por finalidade o desenvolvimento de uma cultura promotora da PAZ. Procurou-se, através do método explicativo, complementado por uma extensa análise bibliográfica e documental, encontrar e trabalhar os conceitos de violência; paz e do Sagrado. Como hipótese e guisa de argumentação, buscou-se compreender que a educação e todos os organismos que envolvem a construção desta em função da paz, podem ser a solução mais eficaz para o fim dos conflitos vivenciados nos espaços escolares. E o Sagrado, materializado na subjetividade da voz dos sujeitos e expressos e em desenhos, confirma isso.This text comes from the thesis, carried out under the PhD in Religious Sciences at PUC-Goiás (2010-2014), aims to analyze the renewal of strategic thinking in the fight against violence experienced in the school environment. The Peace Studies or Peace Studies approach and identify the conception of violence and peace in the conception of students of the 9th grade of a state school in Luziânia - Goiás. The focus of the study falls on the Educational Processes used from the Discipline of Religious Education that through the triad School, Religiosity and the Sacred, has the purpose of developing a culture that promotes PEACE. Through the explanatory method, it was complemented by an extensive bibliographical and documentary analysis, to find and to work the concepts of violence; Peace and the Sacred. As a hypothesis and as an argument, it was sought to understand that education and all the organisms that involve the construction of this one in function of peace, can be the most effective solution to the end of the conflicts experienced in the school spaces. And the Sacred, materialized in the subjectivity of the voice of the subjects and expressed and in drawings, confirms it.Referências
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