O silêncio e imagens do exílio: hermenêutica da poética do Quarto Canto do ‘eved Yhwh

Autores

  • João Batista Ribeiro Santos Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v10i16.381

Resumo

Esta pesquisa analisar hermeneuticamente o Quarto Canto do ‘eved Yhwh (Isaías 52,13–53,12), cujo objetivo é postular a linguística da composição poética para que seja demonstrado que o plano de fundo dos contextos reconfigura a estrutura de sociedade imperial. Nossa hipótese é que o escravo é o sujeito desfigurado fisicamente por aquela sociedade, iconizado na memória cultural comunitária como um profeta.

Biografia do Autor

João Batista Ribeiro Santos, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Docente da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre e doutorando em Ciências da Religião pela Univerisdade Metodista de São Paulo (UMESP).

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos