Ensino Religioso uma proposta para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v18i2.2963

Resumo

Para cumprir as finalidades do Ensino Médio, é proposto às instituições de ensino de caráter confessional, no processo de aprofundar e estabelecer a própria identidade, a darem prosseguimento ao componente curricular Ensino Religioso, contribuindo com a educação integral dos estudantes. A partir da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas constitui-se um campo cognitivo dedicado aos estudos da existência humana e das intervenções sobre a vida, problematizando as relações sociais, os conhecimentos produzidos, a contribuição às culturas e suas normas, desenvolvendo o estudo de questões vinculadas ao fenômeno religioso que impactam diretamente no cotidiano das sociedades. Para o estudante de Ensino Médio, o conhecimento religioso deve favorecer a construção de relações saudáveis, de respeito e dignidade pelo outro.

Biografia do Autor

Sérgio Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)

Livre Docente em Ciência da Religião (PUCSP); Pós-Doutor em Ciência da Religião (PUCSP), Pós-Doutor em Geografia da Religião (UFPR), Pós-Doutor em Ciências da Religião (UEPA), Pós-Doutor em Educação (UFPR). Doutor e Mestre em Ciência da Educação (Universidade Pontifícia Salesiana de Roma). Especialização em Metodologia do Ensino Religioso (PUCSP), Metodologia do Ensino Superior (CEPEMG). Licenciado em Pedagogia (UNIUBE). Bacharel em Ciências Religiosas (IMACH). Foi Professor Titular da PUCPR. Atualmente Professor Colaborador do Programa de Ciências da Religião (UEPA)

Sonia de Itoz, IPFER

Mestre em Educação, pela PUC/SP; graduada em Filosofia (FAI/SP), e Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assumpção/SP. Membro e pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER). Coordenadora de Pastoral Escolar e Ensino Religioso do Colégio Emilie de Villeneuve/SP

Downloads

Publicado

2024-12-12

Edição

Seção

Artigos