O pentecostalismo quadrangular em diálogo com a pneumatologia de Comblin

Autores

  • Jefferson Grijo Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • José Nobre PUC - SP

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v16i2.2647

Resumo

O pentecostalismo da Igreja do Evangelho Quadrangular é estudado aqui numa comparação com a pneumatologia de José Comblin. Este ensaio objetiva estabelecer o diálogo entre uma prática popular pentecostal e a pneumatologia de Comblin. O método é a pesquisa de revisão bibliográfica e entende que o crescimento da Igreja do Evangelho Quadrangular está diretamente associado à pneumatologia estudada por Comblin, envolvendo o leigo e a sua espiritualidade. A pneumatologia de Comblin proporciona um diálogo por sua reflexão sobre o leigo e os pentecostais em alguns de seus textos. O estudo analisa os escritos de Comblin sobre o tema, averiguando se o seu pensamento contribui com a reflexão pneumatológica pentecostal. Indagamos: podem-se aproximar os conceitos de espiritualidade pentecostal da Igreja do Evangelho Quadrangular e do Espírito em Comblin, com a proposição de diálogo entre parte do pentecostalismo e parte da pneumatologia católica? A expectativa é que este ensaio pode, ao final, contribuir para a melhor compreensão da ação do Espírito pelos leigos.

Biografia do Autor

Jefferson Grijo Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

É doutor em Teologia pela PUC-Rio (2020), Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (2016), Possui graduação em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (2014). É professor no (ITQ) Instituto Teológico Quadrangular e na Prefeitura Municipal de Viana/ES. Estuda Igreja do Evangelho Quadrangular, José Comblin e teologia da missão. É membro da SOTER Sociedade de Teologia e Ciência da Religião.

José Nobre, PUC - SP

Pós-doutorado em Filosofia e Educação. Doutor em Teologia. Mestre em Educação. Doutorando em Filosofia. Docente do Departamento de Teologia da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Artigos