Desenvolvimento da Doutrina Social da Igreja no Magistério de João Paulo II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v17i1.2603

Resumo

Este artigo apresenta os principiais fundamentos da Doutrina Social da Igreja desenvolvidos e aplicados ao pensamento social do Papa João Paulo II. Desde a Rerum Novarum (15 de maio de 1981), publicada por Leão XIII, a Igreja, de modo mais explicito, começou um labor de sistematizar seu pensamento social, cuja base de assenta, sem dúvidas, no Evangelho de Jesus. Objetiva-se, assim expor, as principais ideias do ensino social apresentadas em suas Encíclicas, notadamente, aquelas que possuem reflexão já incorporadas ao Magistério Social eclesial. O trabalho se divide em duas partes: a primeira, de cunho mais histórico, procurará colocar os principais fatores históricos, sociais e eclesiológicos que motivaram o surgimento do ensino social da Igreja e sua ressonância no Magistério, destacando: o papel de Leão XIII e a importância da Rerum Novarum (1891; de Pio XI com a Quadragesimo Anno (1931); as mensagens radiofônicas de Pio XII; João XXIII e a Mater et Magistra (1961) e Pacem in Terris (1963); Paulo VI com a Populorum Progressio (1967) e o Concílio Vaticano II com a Constituição Dogmática Gaudium et Spes (1965). Na segunda parte serão apontadas as principais temas e questões levantadas por João Paulo II em seu Magistério Social apresentadas na Laborem Exercens (1981), Sollicitudo Rei Socialis (1987) e Centesimus Annus (1991).

Biografia do Autor

Anderson Frezzato, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Teologia pela Puc-SP. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006) e graduação em Teologia pela Faculdade Dehoniana (2014). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Fundamental Sistemática. É especialista no campo da formação de presbíteros católicos, com pós graduação para Formadores de Seminários Católicos e Casas de Formação pela Faculdade Dehoniana, Taubaté -SP (2015). É graduando em Tecnologia de Gestão Financeira, pela Universidade Paulista - SP (2017).

Adriano Broleze, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP

 Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universitas Lateranensi-Roma(2008) e Doutorado em Direito pela Pontificia Universitas Lateranensi -Roma(2010). Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra. Bacharel em Direito (2020). Advogado - (OAB Campinas). Presbítero na Arquidiocese de Campinas - SP. Tem estudos na área de Filosofia, Filosofia do Direito, História do Direito, Ética, Direito Canônico, Direito Romano, Antropologia e Bioética. Vigário Judicial (Juiz Presidente) do Tribunal Interdiocesano de Campinas e Diretor e Professor na Puc - Campinas.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Edição

Seção

Artigos