Migração e Direitos Humanos: Uma aproximação entre o relato bíblico e a migração latino-americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v17i1.2602

Resumo

Com o surgimento de normas internacionais de proteção aos direitos humanos, cada vez mais tem se discutido instrumentos de proteção aos fluxos migratórios. Ainda que a proteção no plano internacional seja recente, o fenômeno migratório está presente na construção histórica e teológica do povo de Israel, sobretudo na relação cativeiro-Exôdo no Egito e nas migrações por escassez de alimentos. Especificamente no que se refere aos povos latino-americanos, as migrações decorrem da pobreza e busca por dignidade em países com melhores indicadores econômicos, realidade que deve ser analisada sob o viés da Teologia da Libertação, diante da indissociabilidade entre migração e pobreza, o que leva a uma inevitável aproximação entre a realidade latina atual e a opressão no Egito. Por fim, como Javé alertou seu povo para que não oprimissem os estrangeiros, relembrando do tempo em que foram cativos, os Estados americanos devem relembrar constantemente o passado de opressão colonial ao definir suas políticas públicas de acolhimento dos seus irmãos pobres de outros países.

Biografia do Autor

Fernando Machado de Souza, UEMS

Pós-Doutorando em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Doutor em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE. Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Especialista em Direito Administrativo. Especialista em Direito Previdenciário. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS e do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN.

Givaldo Mauro de Matos, Centro Universitário da Grande Dourados UNIGRAN

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados UNIGRAN, em Teologia pela Faculdade Teológica Batista Ana Wollerman (1996) e Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Atualmente é professor no Centro Universitário da Grande Dourados. Tem experiência na área de Direito, Filosofia, Criminologia, Teologia e Ciências da Religião.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Edição

Seção

Artigos