Associativismo religioso: Um Estudo sobre a Associação de Mini Produtores Rurais Evangélicos de Confissão Luterana no Oeste do Paraná

Autores

  • Jean Carlos Berwaldt Professor da Faculdade de Ensino Superior de Marechal Candido Rondon – ISEPE RONDON e do Centro Universitário FAG.
  • Alvori Ahlert Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v17i1.2564

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o associativismo religioso e o que representou esse fenômeno para os produtores rurais evangélicos de confissão luterana no Oeste do Paraná. Parte-se de uma revisão bibliográfica sobre a temática do associativismo, para, na sequência, analisar uma experiência prática através da investigação sobre uma associação de produtores rurais no Oeste do Paraná conhecida como Associação de Mini Produtores Evangélicos Rurais de Linha Oriental e Itapiranga (Amper), de Pato Bragado, fundada em 07 de dezembro de 1988. Conclui-se que a relação entre religião e associação foi benéfica e impulsionou a criação da associação, cujo objetivo visava fortalecer a comunidade local no enfrentamento dos problemas vivenciados pelos pequenos agricultores da referida localidade.

Downloads

Publicado

2023-07-01

Edição

Seção

Dossiê: Religião e cultura