A SOCIOLOGIA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM RELIGIOSA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Djalma Sartório Marinato Junior

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v15i2.2554

Resumo

Essa breve análise pretende levantar questionamentos sobre a abordagem da disciplina de Sociologia no processo de aprendizagem aplicando a dimensão do fenômeno religioso como elemento de socialização. Utilizando o método bibliográfico qualitativo procura-se compreender como o projeto pedagógico da educação brasileira relegou a religião como elemento secundário do processo de ensino, muito a partir da visão positivista da sua gênese. Ao delimitar o Ensino Religioso no Ensino Fundamental, o fenômeno religioso é trabalhado na etapa posterior, o Ensino Médio, como um conteúdo que se dispersa entre as diversas disciplinas. Por sua aproximação, as disciplinas de humanidades se tornaram o ponto que integra a religiosidade ao entendimento dos fenômenos sociais. A religião é um elemento indissociável da cultura e que molda diversas dimensões da vida cotidiana, mesmo que não seja algo percebido. Compreender o fenômeno religioso pode ser um elemento importante para a compreensão dos alunos da complexidade cultural e social.

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Mestrado e Doutorado Profissional em Ciências das Religiões