CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES E DIVERSIDADE RELIGIOSA: CAMINHOS PARA REFLEXÕES DOCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • ROSA AMELIA MENASSA DA SILVA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v15i2.2528

Resumo

O objetivo do artigo parte da premissa que visa a aplicação do conhecimento da área das Ciências das Religiões para a promoção e respeito à diversidade religiosa no contexto escolar, não somente através da disciplina de Ensino Religioso, como garante a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas em todas as outras áreas do conhecimento. Dessa forma, acredita-se que o princípio desse processo será através de orientações feitas aos docentes; considera-se que a forma mais eficaz será através da ressignificação da formação continuada já elaborada pelos órgãos competentes do sistema educacional, pois, mesmo com leis e currículos específicos que garantem respeito à diversidade religiosa, faz-se necessário orientar o discente quanto às suas práticas pedagógicas, devido à ampla diversidade religiosa presente nas escolas, visando evitar práticas proselitistas e assegurando a educação para a paz no âmbito escolar. 

Downloads

Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

Mestrado e Doutorado Profissional em Ciências das Religiões