2025-2: REFERENCIAIS CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO NAS UNIDADES FEDERATIVAS

2023-07-04

A partir da homologação da Base Nacional Comum Currícular em 2017 cada Sistema de Ensino das Unidades Federativas e posteriormente dos Municípios tiveram que organizar os REFERÊNCIAIS CURRICULARES para adequar a proposta nacional regionalmente. Para tal propomos um dossiê específico para identificar e analisar a compreensão do Ensino Religioso a partir destes REFERÊNCIAIS. Nos próximos anos celebraremos importantes passos para que este componente curricular assumisse uma leitura mais pedagógica. Como por exemplo em 2006 foi lançado o livro "Ensino Religioso e formação docente" – Edições Paulinas, resultado de um seminário que ocorreu na PUC-SP,  numa parceria do Programa de Ciência da Religião (PUC-SP) e do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER. Esta é a primeira publicação que formalmente propõe a Ciência da Religião (CR)  como Ciência de referência para o Ensino Religioso no país. Temos ainda em 2027 três registros para o Ensino Religioso : 10 anos da BNCC do ER - pela primeira vez o ER é formalizado num documento normativo em que se propõe o que ensinar no Ensino Religioso;  expõe a Ciência da Religião (CR) como referência para a formação docente e o anivessário de 30 anos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNERs - 1997) – que mesmo não oficializado, articulou para que tenhamos a CR como referência. E ainda os 200 anos da inserção do estudo de religião (mesmo que confessional) na educação brasileira (1827), e de modo muito especial o ano de 2028, em que registramos os 10 anos das Diretrizes da Licenciatura de CR. Desta forma este dossiê pretende ser um registro para esta história descrevendo a continudade dos processos que envolvem o componente curricular do ensino religioso.

Professores responsáveis:

Dra. Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas

Dr. Sergio Rogério Azevedo Junqueira

 

Submeter artigo neste dossiê