O Ensino Religioso nos currículos de Alagoas, Bahia e Sergipe: reflexões a partir da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3154Resumo
O Ensino Religioso é um componente curricular presente a cerca de 200 anos nos currículos escolares brasileiros. É apenas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que este componente passa a ter uma base curricular nacional que imprima a ela uma percepção e episteme educativa a ser seguida pelos estados federativos. O presente artigo se propõe a, contextualizadamente, realizar uma litura crítico-interpretativa dos referenciais curriculares do Ensino Religioso em três estados nordestinos: Alagoas, Bahia e Sergipe, implementados após a homologação da BNCC (2017). Desse modo, nos é possível compreender os avanços, defasagens e desafios ainda local e nacionalmente impostos na plena implementação do projeto pedagógico proposto pela Base Nacional.Downloads
Publicado
10/14/2025
Edição
Seção
Dossiê: Referenciais Curriculares do Ensino Religioso nas Unidades Federativas
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