O Ensino Religioso nos currículos de Alagoas, Bahia e Sergipe: reflexões a partir da BNCC

Autores

  • Dartagnan Abdias Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v19i2.3154

Resumo

  O Ensino Religioso é um componente curricular presente a cerca de 200 anos nos currículos escolares brasileiros. É apenas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que este componente passa a ter uma base curricular nacional que imprima a ela uma percepção e episteme educativa a ser seguida pelos estados federativos. O presente artigo se propõe a, contextualizadamente, realizar uma litura crítico-interpretativa dos referenciais curriculares do Ensino Religioso em três estados nordestinos: Alagoas, Bahia e Sergipe, implementados após a homologação da BNCC (2017). Desse modo, nos é possível compreender os avanços, defasagens e desafios ainda local e nacionalmente impostos na plena implementação do projeto pedagógico proposto pela Base Nacional.

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Publicado

10/14/2025

Edição

Seção

Dossiê: Referenciais Curriculares do Ensino Religioso nas Unidades Federativas