A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DO ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Isabel Cristina Boechat Rohem

Resumo

O presente capítulo explora a importância do lúdico nas atividades escolares. Primeiramente foi abordado etimologicamente o termo “lúdico”, segundo alguns autores a palavra tem sua origem num vocábulo latino “ludus” que quer dizer “jogo”, brinquedos, divertimentos. Pesquisando o lúdico pôde-se afirmar que este está presente desde os primórdios da humanidade e, de acordo com as evoluções sociais e tecnológicas, conseguiu importância na sociedade e, entre as crianças, que encontram nessas atividades uma forma de se inter-relacionar com outros iguais. A aplicação da atividade lúdica possibilita a expressão do agir e interagir e alguns pesquisadores atribuem à ação do lúdico na aprendizagem infantil, percebe-se que o adulto também pode ser beneficiado com atividades lúdicas, tornando o processo de ensino/aprendizagem mais prazeroso. Assim, percebe-se a importância da utilização de atividades lúdicas na sala de aula, que contribuem para que os alunos aprendam desde conteúdos importantes até atitudes e valores necessários a vida em sociedade. Destacou-se, a importância do uso do lúdico como ferramenta instituinte da aprendizagem, assim como ressaltou que o uso do lúdico na disciplina de ensino religioso possibilita que os alunos formem conceitos éticos e morais importantes na sua formação cidadã. O docente é facilitador dessa aprendizagem, e precisa ser prudente ao escolher as atividades, porque não se pode utilizar o lúdico sem que ele tenha um objetivo educativo.

Downloads

Publicado

2019-10-22

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões