AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NA APLICABILIDADE DA LEI 10.639/03 NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL

Autores

  • Jaqueline de Souza Gomes

Resumo

Ao se referir à temática africana e afro-brasileira, a lei 10.639/2003almeja evidenciar a participação da etnia negra na formação sócioculturaldo Brasil e suas religiões e religiosidade são aspectosmarcantes destas culturas presentes na formação do nosso povo.Com o crescimento e consolidação do pluralismo religiosobrasileiro, torna-se necessário refletir se as religiões de matrizesafricanas estão sendo abordadas em sala de aula como um pontoimportante para estabelecer práticas de uma educação quecontemple nossa diversidade cultural e para atender ao quepreconiza a lei 10.639/2003. Após quinze anos da promulgação dalei 10639/03, pesquisas apontam que as religiões de matrizesafricanas ainda enfrentam atitudes discriminatórias e desrespeitosasno universo escolar brasileiro, caracterizando um preconceito sobretodo o universo religioso contido na cultura negra. Concebendo-se aescola como um ambiente de conhecimento e cultura, um lugar deformação de cidadãos e um sistema próprio para a compreensão devalores humanos e para a discussão sobre as diversidades emvariados aspectos, a pesquisa pretende investigar, de maneira geral,a apropriação do tema das religiões de matrizes africanasnotadamente no espaço escolar do ensino técnico profissional, umavez que esta modalidade de ensino da educação básica articula aformação humanística e científica.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões