ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: LAICISMO E FATO SOCIAL

Autores

  • Helder Vieira de Jesus

Resumo

O presente estudo aborda a questão do Ensino Religioso dentro da Instituição Escola como uma possibilidade de cultura da paz e da não violência dentro do ambiente escolar na modalidade de ensino no Brasil, desde a primeira fase no Brasil até os dias atuais, quando houve significativas mudanças na legislação e nas práticas públicas para o ensino religioso. O trabalho também analisa, como o Ensino Religioso se comporta frente a realidade de violência nas escolas, em especial, como fato social. O Ensino Religioso é identificado como uma possibilidade, de ser um forte elemento minimizador voltado para a cultura da paz nas escolas. A metodologia de pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica. As conclusões mostraram que o ambiente do cotidiano escolar é palco de diferentes relações sociais complexas e reflete a diversidade cultural presente em nosso meio social. Assim, diferentes maneiras de enxergar o mundo, estilos de vida, crenças, costumes, etnias e todos os aspectos frequentes que compõem a cultura diária nas salas de aula.

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Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões