EDUCAÇÃO E ENSINO: O CAMINHO PARA ENTENDER O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA

Autores

  • Jorge Carvalho Gonçalves

Resumo

Para entender o Ensino Religioso (ER) na educação, será preciso compreender alguns termos ligados à sua ideia epistemológica, como ensino e educação. A educação é considerada um fenômeno próprio do homem, logo entendida como produção de ideias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes e habilidades. Essas ideias levam à produção do saber sobre a natureza e sobre a cultura do homem. Outra visão de educação é que ela é algo permanente e que acontece por meio do debate e do diálogo. Já o ensino é a transmissão de conhecimentos a outrem ou o processo de aprender a aprender. Para acontecer o ensino, a escola é o melhor ambiente, pois ela é um ambiente para a transmissão ou troca dos saberes, onde possa a ocorrer o ensino formal. Acredita-se que o ensino acontece quando se entende que é possível proporcionar a outro ser a construção de seu próprio saber. Os conceitos de educação e ensino sugeridos poderão criar alicerce para auxiliar no entendimento da prática educativa do ER. A proposta de reflexão, é sair da ideia de uma educação vertical, onde a decisão sobre a escolha de ter ou não conhecimento sistematizado sobre religião e religiosidade caia sobre a “autoridade” do professor, ou até mesmo da gestão da escola, como se eles fossem detentores do conhecimento absoluto. A escola deve ajudar a criar a consciência sobre o saber e não podá-la, ser um espaço igualitário e pluralista, inclusive e com a mesma importância que as demais culturas, a pluralidade religiosa.

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Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões