O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS INDÍGENAS PITAGUARY E O PROJETO PEDAGÓGICO

Autores

  • Amadeu Pereira da Silva

Resumo

O Ensino Religioso, de fato Facultativo nas instituições de ensino regular nas escolas básicas de todo país, sempre causou estranhamento no que tange a regularização da grade curricular nacional sobre a normatização de uma disciplina de fato. Nas escolas indígenas de ensino diferenciada da etnia Pitaguary, também não é diferente o estranhamento, mesmo com uma proposta de formação dos docentes e discentes na valorização da cultura indígena, sobre uma expectativa de uma continuidade de uma identidade já explorada pelos portugueses que aqui chegaram o, ensino religioso ainda é postulado como um fato isolado, sem nem uma representatividade da cultura indígena, mesmo ainda havendo um simbolismo de rituais que eram praticados pelos seus antepassados, como Toré, dança, rito e crença religiosa que está inserida no Projeto Político Pedagógico das escolas indígenas Pitaguary, onde o P.P.P se constitui o documento explicitador da cultura indígena escolar.

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Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões