DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE NA TEORIA DE PIAGET

Autores

  • Claudete Coutinho Costa

Resumo

Neste trabalho, será apresentado síntese das características do desenvolvimento moral, decorrentes dos estudos de Piaget. Estudando o desenvolvimento moral, Piaget preocupou-se com o aspecto específico do julgamento moral e com os processos cognitivos subjacentes a ele. Estudou o desenvolvimento moral e definiu estágios através de entrevistas e observação de crianças em jogos de regras. A moralidade na concepção de Piaget é adquirida através de estágios, podendo ser educada. Na concepção deste pesquisador a criança passa por quatro estágios de moralidade, que seguem uma certa sequência, em que a estrutura anterior é absorvida pela subsequente. O estágio imediatamente seguinte sempre é qualitativamente melhor que o antecedente, revelando um nível de consciência moral hierarquicamente superior. A teoria dos estágios aplicada à moralidade segue a mesma estrutura da teoria da construção do pensamento (sensório-motor, pré-operatório, concreto e formal – típica para a construção do pensamento lógico-matemático).As pesquisas de Piaget lhe permitiram concluir que existem diferenças quanto ao respeito às regras em crianças de idades diferentes, distinguindo-se as fases de anomia, heteronomia e autonomia moral. Na fase de heteronomia moral a criança percebe as regras como absolutas, imutáveis, intangíveis. As regras têm um caráter místico podendo ser consideradas como de origem divina.

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Publicado

2019-10-04

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões