ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VILA VELHA NA VISÃO DOS ALUNOS, PAIS E LIDERES RELIGIOSOS

Autores

  • Elizabeth Dondoni Grijó

Resumo

A presente pesquisa tem por principal objetivo analisar a trajetória do Ensino religioso nas escolas públicas municipais. A pesquisa foi feita em cinco escolas municipais, com duas turmas de nono ano, perfazendo um total de dez turmas, tendo uma média de 15 alunos por sala, sendo entregue um total de 150 questionários para alunos e pais, e quatorze questionários para líderes religiosos de vários segmentos. Dos questionários entregues, foram devolvidos 68 de alunos e 78 de pais. Perguntas aos alunos: A) O que você acha da aula de ensino religioso? B) Você consegue perceber a importância da aula de ensino religioso? C) Se você pudesse, o que gostaria de mudar na aula de ensino religioso? Pergunta aos Pais: A) O que o Senhor acha que seu filho aprende na aula de ensino religioso? B) O Senhor considera o ensino religioso uma disciplina importante? Por Quê? C) Quais temas o senhor julga mais relevante para ser ensinado na aula de ensino religioso. Perguntas aos líderes religiosos: A) Qual o seu posicionamento quanto ás aulas de ensino religioso nas escolas públicas de vila velha. B) Considerando que o estado brasileiro é laico, qual sua visão quanto a obrigatoriedade da oferta da disciplina de ensino religioso. C) Do seu ponto de vista, quais são os objetivos inerentes à disciplina na escola? E quais as contribuições dessa disciplina para a formação do aluno. D) Em sua opinião, como a disciplina pode contribuir para reduzir o preconceito religioso no Brasil, sobretudo em relação ás religiões de matriz africana.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Edição

Seção

Resumos do Congresso Internacional da Faculdade Unida