(IN) TOLERÂNCIA RELIGIOSA: A FAMÍLIA, A ESCOLA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Sandra Ribeiro da Silva Ambrosim

Resumo

Essa comunicação busca abordar o conhecimento das diferentes religiões professadas no mundo globalizado em que vivemos, bem como no contexto escolar, uma vez que o ambiente escolar é o espaço privilegiado para promover o reconhecimento e a valorização da trajetória dos diferentes grupos sociais. Consideramos que a escola é laica e que seu papel é promover os saberes abordados nas disciplinas estudadas, mais que também tem o papel de resolver as relações pessoais e os conflitos dentro do contexto escolar, lança-se um olhar através dessa perspectiva, destacando que um dos grandes desafios para a educação é promover o respeito pelo outro como legítimo outro, sem o intento de homogeneizar as culturas, mas sim de celebrar a diversidade cultural. Buscar um diálogo permanente dentro dessa temática é, lidar de maneira democrática com a (in) tolerância religiosa e a relação entre família e escola, abordando uma prática pedagógica democrática dentro do contexto escolar. Palavras chave: Diversidade religiosa- (in) tolerância- prática pedagógica- Escola-Família.

Downloads

Publicado

2019-08-21

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões