EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE UM ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO E INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO DA ESPIRITUALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Ilma Mendes de Almeida

Resumo

A docência universitária, hoje, sofre críticas diante do panorama complexo, multifacetado das relações de ensino e aprendizagem. As instituições de ensino hoje são desafiadas frente à ausência de formação didático-pedagógico dos seus professores que, na maioria das vezes, são profissionais de outras áreas, por vezes, sem identificação com a docência universitária e, talvez por isso, fazer reflexões sobre a docência é uma tarefa complexa que abrange dimensões diversas da formação humana. Isso implica conscientizar-se de que não basta graduar-se e exercer determinada profissão para estar habilitado a lecionar, pois a docência, como profissão, requer um conhecimento especializado, isto é, uma formação específica. O tema a ser pesquisado trata da construção da identidade dos docentes universitários na perspectiva da dimensão da espiritualidade por considerar que o ser humano é multidimensional e assume papéis diferenciados em situações variadas da sua vida. Com o profissional professor também não é diferente. OBJETIVO GERAL: Saber se a dimensão da espiritualidade contribui e influencia a construção da identidade profissional dos docentes dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior. QUADRO TEÓRICO: Com relação ao conceito de docência, esta é vista “como um processo que se constrói permanentemente, aliando o espaço da prática com o da reflexão teorizada, isso vai fazendo parte da construção da identidade profissional do professor”.

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Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões