AÇÃO: CONCEITO, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADE

Autores

  • Fabiano Miranda Borges

Resumo

Na sala de aula contemporânea, cada vez mais heterogenia e superlotada, problemas de convivência, choque de ideias e ideais são frequentes neste universo educacional. Solucionar ou mitigar os problemas provenientes da diversidade de gênero, cor, raça e religião são fatores intrínsecos a este ambiente, e requerem para tal, profissionais capacitados, professores mediadores destes conflitos. A pesquisa-ação tem com objetivo auxiliar aos professores a resolver seus problemas em sala de aula, capacitando-os e engajando-os na pesquisa. Visa ainda superar as lacunas e dificuldades presentes entre a teoria e a prática em busca de um resultado imediato, contribuindo efetivamente para melhoria do processo de ensino-aprendizagem na prática. O objetivo deste artigo é apresentar sucintamente o conceito de pesquisa-ação, suas principais características e apontar algumas formas de utilização deste tipo de pesquisa concernentes as preocupações e interesses das pessoas envolvidas, contribuindo desta forma para o desenvolvimento profissional destes.

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Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões