A UTILIZAÇÃO DE CONCEITOS RELIGIOSOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Tatiane Pereira Salaroli

Resumo

Incutir os valores inicia-se em família e continua se desenvolvendo no convívio na sociedade, nos movimentos culturais e organizacionais e nas escolas, trata-se afinal de uma questão fundamental de uma sociedade atual, mas que está cada vez mais emaranhada numa rede de situações e fenômenos complexos e que a cada dia exige dos profissionais da educação urgentes intervenções. Sabe-se que as instituições de ensino, há muito, foram eleitas pelo estado e pela família não somente como ambiente de ensino, mas também como sendo fontes onde as crianças aprendem valores e conceitos que servirão de alicerces para seu pleno desenvolvimento moral, preparando-a para a vida na sociedade, Sendo assim, para ter êxito nessa missão, as escolas acabam usando e ensinando os conceitos religiosos, podendo para esse fim utilizar-se de projetos interdisciplinares de educação em valores, aplicados em contextos determinados, fora e dentro da escola. A contribuição dos professores na formação desses valores nos alunos é muito importante, pois eles são responsáveis por incutir nas crianças muitas mudanças comportamentais, bons pensamentos, convivência pacifica e valores éticos que se convertem em hábitos e modo de viver. Na sociedade atual, para abordar os conceitos religiosos é preciso uma análise e correção do comportamento moral dos alunos e através dessa análise desenvolver uma conduta de respeito e instrução moral.

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Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões