ENSINO RELIGIOSO: DIALOGICIDADE COM AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E A ESCOLA

Autores

  • Marcos Antonio Cardoso

Resumo

Este trabalho apresentará a dialogicidade entre o contexto histórico do Ensino Religioso nas escolas com a importância da cultura afro-brasileira, a influência das religiões de matriz africana no Brasil e as dificuldades de abordá-las na escola. As áreas do conhecimento são marcos estruturados de leitura e interpretação da realidade, necessárias para garantir a condição de participação do cidadão na sociedade de forma autônoma. O ensino religioso encontra-se sob a responsabilidade de cada Estado e seus sistemas de ensino, que determinam quais conteúdos curriculares devem ser aplicados. A disciplina de Ensino Religioso apresenta carência de professores e pensar na contratação, é pensar na formação determinada que é acadêmica, portanto a licenciatura plena ou diante do cenário, pós-graduação lato sensu e strictu sensu. Em relação ao currículo, alguns livros didáticos, lançados no mercado por algumas editoras trazem as religiões não cristãs e, de maneira superficial as de matriz africana. Estudos revelaram que grande número de africanos e seus descendentes buscaram recriar as suas religiões de origem, formando grupos para a prática religiosa dos rituais e para a transmissão das tradições. A dificuldade em ministrar tal conteúdo perpassa pelo preconceito, e são vistas como alvo de brincadeiras por parte, e entre os alunos e alunas, que creem não fazer parte da história da vinda dos negros para o Brasil, marcando na educação, o racismo brasileiro.

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Publicado

2019-08-19

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões