MÍDIA E RELIGIÃO: A IGREJA CATÓLICA RETRATADA NOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA DA GRANDE VITÓRIA

Autores

  • Ludson Gonçalves de Jesus

Resumo

O homem, desde o período paleolítico até os dias atuais, busca formas de registrar os acontecimentos e propagá-los. Com um mundo cada vez mais globalizado, a notícia passa a ter uma maior relevância dentro da sociedade contemporânea, que busca informações sobre vários assuntos e acontecimentos. Mediante avanços tecnológicos dos Meios de Comunicações de Massa, vivemos uma era da portabilidade dos mecanismos eletrônicos e de conectividade, criando assim o que se chama de “novas mídias” e “redes sociais”. Diferente dos pergaminhos e manuscritos, tais mecanismos permitem uma forma interativa e instantânea de comunicação. Dentro desses aspectos, é visível a utilização dos meios pela Igreja Católica, como jornal impresso, site, Fan Page, canais em mídias sociais, cartas, etc, entretanto, as grandes redes de comunicações fazem uso dos aspectos religiosos como forma de pautar o noticiário, seja por meio das datas de dias santos ou até mesmo como forma de espetacularização do cenário religioso, ou seja o assunto religião gera além de conteúdo, polêmica e divergências. Desta forma, as pesquisas que serão realizadas, visam observar como as principais Redes de Comunicação da Grande Vitória, retratam os assuntos e aspectos da Igreja Católica nos períodos entre 2012 e 2016.

Downloads

Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões