MÚSICA E ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA DE DIÁLOGO POSSÍVEL

Autores

  • Márcia de Souza Martins

Resumo

Objetiva-se com esta comunicação, tornar público em espaço acadêmico algumas reflexões produzidas a partir da elaboração de projeto de pesquisa em andamento que tem como objeto principal "Os desafios da prática educativa do(a) professor(a) de Ensino Religioso Escolar". Postula-se como problema a seguinte questão: A música enquanto elemento dinâmico e sociocultural das experiências cotidianas da vida humana pode colaborar de modo efetivo, por meio das práticas educativas do professor de Ensino Religioso escolar para transformação dos espaços escolares de ensino-aprendizagem na atualidade? A partir desta problemática partimos da seguinte hipótese de pesquisa: a música - enquanto manifestação de expressividades antropológicas culturais, em relação de diálogo e oposição com o meio social-cultural no tempo e no espaço dos sujeitos históricos, - em conexão com uma concepção educativa-pedagógica progressista libertária consciente, pode colaborar de modo efetivo-transformador para uma mudança profunda dos espaços de ensino-aprendizagem na atualidade. Deste modo, objetivamos compreender criticamente a importância de práticas educativas inovadoras (PEI's) como instrumental didáticometodológico de potencialização transformadora possível do espaço escolar de ensino-aprendizagem na atualidade, levando em consideração a interdisciplinaridade possível entre arte e educação e os desafios pertinentes às questões didático-metodológicas dos espaços formais de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões