A PRESENÇA DA RELIGIÃO NA HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: QUAIS DISCURSOS SE PROPAGARAM NESSE PERCURSO

Autores

  • Letícia Araújo Rodrigues

Resumo

Entendendo o homem como resultado das suas relações sociais e a cultura sendo a construção e transformação dessas relações pela própria humanidade ao longo do tempo. Então, nada mais importante para entender o que se passa na atualidade do que olhar para o passado, estabelecendo um olhar crítico com relação a história e entendendo que somos reflexo dela. Assim, o presente não pode ser entendido apenas com o que se observa nesse instante, mas por um olhar atento as condições que a história nos apresenta. Dessa forma, este trabalho apresenta o percurso histórico da educação oferecida para a primeira infância no Brasil, desde a chegada dos jesuítas até a contemporaneidade. Sendo observado que essa oferta é composta por diversas condições, interesses e concepções, onde a igreja, principalmente católica, se estabeleceu como grande interessada. Com a chegada dos jesuítas no período da colonização portuguesa, começaram-se as escolas jesuítas, que eram poucas e, sobretudo, para poucos. Se as crianças indígenas tiveram acesso a elas, o mesmo não podemos dizer das crianças negras, embora saibamos que alguns escravos aprendiam a ler e escrever com os padres. O ensino público só foi instalado, e ainda assim, mesmo de forma precária, durante o governo do marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões