ENSINO RELIGIOSO, CIDADANIA E ETICA: PRATICAS PEDAGOGICAS INTEGRADORAS

Autores

  • Danielle Almeida Mesquiati de Oliveira

Resumo

A disciplina de Ensino Religioso vem passando por grandes transformações ao longo dos anos. O que começa como uma forma de doutrinação, de catequese, muda o foco. Antes o cenário político era de aliança entre Igreja e Estado, e neste sentido, o Ensino Religioso era uma ferramenta de poder. Agora por meio de uma nova legislação, o ER promove a ruptura entre Igreja e Estado. Não há mais espaço para proselitismo em ambiente educacional, mas busca-se um sistema de ensino compatível com um Estado laico, que visa formar o cidadão, por meio de um ensino cientifico, mesmo quando não há consenso sobre a melhor forma de fazê-lo. Diante de inúmeras transformações destacamos a figura do professor desta disciplina, que muitas vezes, não encontra parâmetros que auxiliem neste novo contexto educacional. Entendemos que o professor de ER necessita de recursos pedagógicos para um ensino inovador, que contribua para a formação cidadã de seu alunado.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões